sexta-feira, 15 de junho de 2012

Diretor da Central Globo de Comunicação envia carta ao R7 criticando matéria


Erlanger rebateu matéria do portal R7

Nesta quinta-feira (14/6), o portal R7 publicou uma notícia sobre um evento realizado em São Paulo alegando que o jornalista Luis Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação, teria afirmado que o "Jornal Nacional" não é um exemplo de jornalismo. Erlanger, no entanto, desmentiu o site com uma carta explicando suas reais colocações.

"Num esforço para criar polêmica, o colunista Daniel Castro distorceu meu enfoque no seminário Sonhar TV, realizado ontem, em São Paulo, insinuando uma falsa e descabida afirmação sobre o jornalismo em geral e o Jornal Nacional em particular", escreveu Erlanger no início da carta.

O R7 publicou na notícia que o diretor da Central Globo de Comunicação havia afirmado “Não estou falando que jornalismo para mim é o Jornal Nacional. Jornalismo para mim é o Roda Viva” no contexto de uma crítica às leis que regulamentam a TV brasileira. Segundo o portal, o jornalista criticou o fato de que as TVs serem obrigadas e veicularem 5% de jornalismo e que lembrou que até alguns anos atrás o SBT usava o "Programa do Ratinho" para cumprir a exigência.

"O que questionei é que, pela exigência de cotas para Jornalismo, programas como o do Ratinho foram listados na mesma categoria de telejornais como o Jornal Nacional ou de programas como o Roda Viva, não cabendo a mim julgar nem um nem outro. Chega a ser curioso que tenha captado que em toda a minha fala o tom foi irônico e tenha tratado com seriedade essa comparação", explicou Erlanger, que finalizou a carta dizendo "reconheço que deve ser constrangedor para esta coluna ter que acolher essa explicação óbvia". 

As informações são do Portal Imprensa


Nenhum comentário: